8a Missão: Aprenda a Controlar o Ciúme // Plano de Ação para Desencalhar e Ser Mais Feliz

“O ciúme é aquela dor que dá quando percebemos que a pessoa amada pode ser feliz sem a gente.” (Rubem Alves)

Estamos acostumados com a ideia de que, se alguém mantém uma relação com outra pessoal, isso significa que há amor. Mas isso não é 100% verdade. Muitos dos relacionamentos nada mais são do que uma troca de interesses: você me dá o que eu preciso, e eu te dou o que precisa. É aí que o ciúmes entra em cena.

Ciúme quer dizer EGO FERIDO. É o sentimento que surge quando não nos sentimos no controle da situação. Sentimos ciúmes quanto achamos que possuimos alguém – e acredite, essa é uma grande ilusão. Você pode controlar a pessoa de todas as formas do mundo, mas nunca vai conseguir possuí-la de verdade. E, por mais que fique paranóico seguindo todos os passos do outro, se ele quiser, vai te trair em um lugar tão improvável quanto no caminho do banheiro em um bar.

Certo. Mas é possível não sentir ciúmes? Acredito que não. O ciúme é um sentimento instintivo nosso, como raiva, ansiedade, nervosismo. Depende de nós escolher o que vamos fazer dele – dominá-lo ou sermos dominados. A mente mente e o ciúme nos faz enxergar claramente coisas que não existem.

Então, sua tarefa de hoje é trabalhar a seguinte ideia na sua cabeça: Quem ama, deixa livre. A única coisa que pode fazer para que a pessoa não te traia, é trabalhar TODOS OS DIAS para manter um relacionamento muito completo e feliz, cuidando para que não falte nada – quem está totalmente satisfeito não vai procurar outra pessoa para tapar os buracos. Essa é a sua única garantia.

Faça isso hoje. E aguarde a próxima missão.

Se perdeu as últimas missões, clique aqui e corra atrás do prejuízo:

Introdução// Primeira missão// Segunda missão// Terceira missão // Quarta missão //Quinta missão // Sexta missão // Sétima missão


Anúncios

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. donluidi
    maio 06, 2011 @ 17:11:38

    Tudo na medida certa, este é o ponto, aquela dose de ciúme ajuda a apimentar a relação, ciúme em excesso é doença, faz muito mal para ambos… creio que com pessoas maduras e descoladas isto seja mais ameno…

    Responder

  2. Thanatos
    maio 07, 2011 @ 16:52:12

    Discordo de algumas partes disto… não acho que o ciúme seja instintivo… ele aparece facilmente porque a gente aprende a considerar o outro como posse, temos apego. Também acho que não dá pra não ter ciúme, hoje, por causa do jeito como a nossa sociedade é, separando todos em casais, sempre, fica muito difícil fugir desse modo de pensar, mas treinando esse pensamento realmente pode ficar muito mais fácil. Afinal, amar mesmo é querer ver a pessoa feliz.

    Discordo também com a reviravolta no final. Não tem como uma pessoa satisfazer tanto assim uma outra que ela nunca olhe pros lados. Isso também tem o grande potencial de virar uma paranóia, de afastar a pessoa dos outros. Tipo, “se eu satisfazer tudo pra ela, ela não vai precisar sair com os amigos na sexta”. Não tem como “tapar todos os buracos” e ninguém nunca tem garantia nenhuma, minimiza as chances talvez, mas garantia, não.

    é isso que significa confiança no fim das contas, aceitar correr esse risco por alguém (e pensando um pouco mais fundo, se vai fazer a pessoa que vc ama mais feliz, pq é um risco mesmo?)

    Responder

    • casalsemvergonha
      maio 07, 2011 @ 17:56:40

      Fala Thanato,

      Quem disse que existe algum problema em olharmos pro lado e adimirarmos outra pessoa quando estamos compromissadas? A gente faz isso com tudo que acha bonito ou interessante – hipocrisia é não olhar, sendo com respeito esta tudo certo!

      Beijos

      Responder

  3. Trackback: 9a Missão: Assista Essa Palestra// Plano de Ação para Desencalhar e Ser Mais Feliz « Casal Sem Vergonha
  4. Trackback: 10a (e última) Missão: Relembre tudo o que Aprendeu// Plano de Ação para Desencalhar e Ser Mais Feliz « Casal Sem Vergonha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: